OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

O que o Dr. Lustig e a Dra. Epel podem nos ensinar sobre o Vício em Açúcar

Daniel Darugna Emagrecimento 0 comentários">0 comentários
Entenda o que é o açúcar!

Como podemos comer mais do que deveríamos? Você já tentou cortar em açúcar alguma vez? Então deve ter percebido o quanto isto é incrivelmente difícil. Em alguns casos, pode parecer totalmente impossível, pois o açúcar vicia.

Parece que o assunto é o açúcar ou e outros outras porcarias, nosso cérebro não funciona como deveria.

O nosso cérebro deveria regular a nossa ingestão de alimentos e nos impedir o ganho de gordura. A pergunta é: Por quê não funciona bem assim?

O Dr. Robert H. Lustig , endocrinologista pediátrico e a Dra. Elissa S. Epel , psicóloga, explicam no vídeo abaixo como açúcar e outros “junk foods” podem hackear, ou modificar completamente a química do nosso cérebro para nos fazer entrar em um ciclo vicioso de querer mais, mais e mais…

É assim que o açúcar e outros pseudo-alimentos (porcarias industrializadaS) mechem com a química do nosso cérebro para nos fazer desejar mais e comer mais e mais e mais.

A superestimulação do centro de recompensa do cérebro provoca o vício em açúcar

Açúcar, como todos sabemos, engorda pra caramba, principalmente devido ao seu alto teor de frutose.

RELACIONADO: Comer frutas engorda?

Como funciona o processo do vício em açúcar

A primeira forma é através de um hormônio, chamado Leptina que nos ajuda a controlar a quantidade de comida que ingerimos. Contudo, de 30 anos para cá, a coisa parou de funcionar e parece ser sem conserto.

Isto está acontecendo devido ao funcionamento da bioquímica do nosso cérebro. A leptina avisa o cérebro que estamos satisfeitos. a questão é que se os sinais da leptina no cérebro não funcionam, o cérebro pensa estar com fome.

Quando comemos alimentos que são feitos com uma grande quantidade de açúcar, uma enorme quantidade de dopamina é liberada para a área do cérebro chamada de núcleo accumbens .

A segunda forma é o sistema de recompensa do cérebro. No nosso cérebro, existe uma área de centro de recompensa, chamada de Nucleus Accumbens e é esta área que regula a dopamina, que é um neurotransmissor que transmite o sentimento de prazer.

Quando comemos açúcar muitas vezes e em grandes quantidades, os receptores de dopamina começam a se desregular. A buscar por mais e mais prazer, faz com que tenhamos menos receptores de dopamina.

Isto significa que a próxima vez que comermos açúcar, o efeito de prazer é anulado. Vamos precisar de mais e mais na próxima vez que comermos para conseguirmos os mesmos níveis de recompensa no cérebro.

RELACIONADO: Açúcar faz MAL à saúde MAIS do que se pensa!

A tolerância e a abstinência ao Açúcar

Quanto mais viciados em açúcar ficamos, mais tolerantes a dopamina ficamos também, pois para termos o mesmo nível de prazer, precisaremos de mais dopamina, pois temos menos receptores para ela, ou receptores menos eficientes. Isto causa os sintomas de abstinência.

Ou seja, temos as duas mesmas características do vício em drogas como cocaína, maconha, cafeína, álcool etc. Tolerância + Abstinência.

Considerações Finais

Açúcar e outros alimentos industrializados possuem uma reação semelhante às drogas como a cocaína e a nicotina devido ao seu poderoso efeito sobre os centros de recompensa do cérebro. Se ainda acredita que o daniel é exagerado, acesse a fonte aqui

São exatamente os mesmos mecanismos cerebrais que estão em jogo. As pessoas que têm uma predisposição ao vício tornam-se viciados e perdem o controle sobre o consumo de açúcar sem nem mesmo perceberem.

Emagrecimento Tags: ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...