OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

10 erros do emagrecimento mais cometidos

Daniel Darugna Emagrecimento 0 comentários">0 comentários
erros-emagrecer-capa

Olá!! Se você está pensando em iniciar um processo de emagrecimento ou já está seguindo um determinado caminho para perder peso, este artigo é para você!

Confesso que cometi muitos destes erros do emagrecimento desde quando eu tinha 118 quilos e resolvi viver um estilo de vida saudável. Estudei muito, treinei sempre, mudei meu estilo de alimentação, me cerquei de profissionais da área da saúde e do fitness. Como resultado, conquistei a perda de mais de 30kg, atingi 16% de gordura corporal e meus exames de sangue estão com índices invejáveis. E com base nesta minha experiência, compartilho com vocês um breve resumo do que eu penso ser os 10 erros do emagrecimento mais cometidos, confira abaixo:

10 erros do emagrecimento mais cometidos

1. Ter expectativas irrealistas

É muito comum quando resolvemos que vamos perder peso, colocarmos uma meta e fazer de tudo para alcançá-la não é mesmo? Saiba desde já que a chance da sua meta ser apenas um sonho é muito, muito grande!

Digamos que você precise perder 20kg. Está super empolgado ou empolgada com a sensação de que irá vencer a obesidade e traça uma meta de perder 2kg por semana. Isto significa que em 10 semanas (2 meses e meio) você perderá estes 20 kg. Você acha mesmo que vai conseguir? É muito provável que você vai ficar desanimado quando você começar a ficar para trás do ritmo esperado. E se conseguir, será que estará saudável? Sem flacidez? Sem lesões? Vamos adiante..

Se você curte assistir programas de televisão como “Medida Certa do Fantástico ou “The Biggest Loser”, tudo bem, inspire-se, mas tenha em mente que não é porque alguém no programa perdeu 5 quilos em uma semana que isto é algo seguro, saudável, ou realista para que você faça a mesma coisa.

Especialistas dizem que uma quantidade saudável de perda de peso é de meio a um quilo por semana, sendo meio a mais realista. É claro que isto é apenas um parâmetro, cerque-se de profissionais de confiança, para que eles te dêem o suporte necessário para o estabelecimento de metas realistas de forma individualizada, de forma que você tenha um acompanhamento sério neste período crítico de mudança para um estilo de vida saudável!

2. Excesso de exercício

É claro que você está animado, sei bem como é isto. Sua motivação provavelmente nunca foi maior em toda sua vida. Mais (+) nem sempre é melhor, não torre toda sua motivação nas primeiras semanas tendo que desistir por causa de dores, contusões ou desequilíbrio emocional. Vai com calma galera! Pequenas e constantes mudanças, este é o segredo. Faça pequenas alterações em seu programa de exercícios, assim como você faz com a sua dieta. Você não pode ir do 0 ao 100 da noite para o dia. Pratique exercícios que você curta, com um educador físico de confiança que saiba fazer uma rotina adequada de adaptação para você começar a treinar. Se você exagerar no início, ou está pedindo por uma lesão, ou terá desistido em algumas semanas. Saiba mais sobre como emagrecer com pequenas e constantes mudanças

3. Cortar calorias demais

Que você precisa comer menos do que você queima para perder peso todo mundo sabe. Mas um corte muito grande de calorias pode realmente te dar um efeito reverso com relação ao emagrecimento.

Médicos e nutricionistas concordam que uma restrição calórica prolongada pode provocar uma sub-regulação de importantes hormônios de queima de gordura como tireóide e hormônios como a leptina e grelina que controlam o apetite. É muito comum ouvirmos pessoas dizerem “Eu não como nada e não consigo emagrecer!” Das duas uma, o exagero da frase “nada” não passa confiança de algo verdadeiro, pelo menos para mim… Mas a causa mais provável é que esta pessoa esteja comendo tão pouco e tão inadequadamente que realmente seus hormônios não estejam colaborando.

Desculpe a insistência, mas, novamente, procure um profissional de confiança, neste caso um nutricionista de confiança. Ele saberá avaliar sua rotina, seu dia a dia e te passará uma rotina de alimentação que se enquadre com o seu perfil. Logo, saiba desde já, se o tal nutricionista quiser te prescrever uma dieta sem procurar entender sua rotina de trabalho, treinos, horários, enfim sem procurar conhecer um pouco da sua vida, DESCONFIE!

4. Tornar-se obcecado pela balança

Você decidiu que vai emagrecer, o que é muito bom. Depois você traçou as metas, mesmo que irrealistas e o próximo passo do seu “projeto” será fazer um monitoramento e controle com a balança, certo? ERRADO!

Você pode estar pensando: Tenho que perder peso. Tenho que perder peso. Enquanto o pensamento certo é: Tenho que perder gordura. Não importa se você se pesa semanalmente, diariamente ou mais de uma vez por dia, é sempre uma sensação boa ver os números da balança caindo. Mas mais importante do que isto, é saber como lidar com a situação em que você se pesar e o número na verdade ter AUMENTADO. Provavelmente você ficará desanimado e isto não é nada bom, principalmente quando você está fazendo tudo certo, na alimentação e nos treinos.

A balança diz o quanto você está pesado, mas ela não te diz quanto deste peso é gordura e quanto é músculo. Seu objetivo é perder gordura!

Meu método sempre foi utilizar um esquema de monitoramento e controle com vários indicadores, o peso da balança, com uma avaliação sobre como as roupas estão vestindo, usar uma fita métrica para medir a circunferência abdominal e também alguns exames de bioimpedância que nos fornecem dados confiáveis sobre o percentual de gordura.

Lembre-se: Monitoramento e Controle é super importante, mas não tenha um indicador de progresso único.

5. Mudar de rotina com muita frequência

Isto geralmente acontece quando bate o desespero para emagrecer a qualquer custo. Claro, mais uma vez vai te levar pro lado contrário do teu objetivo. Reflita sobre quantas vezes nos últimos 3 meses você mudou a sua rotina de alimentação ou seu programa de exercícios?

Isto tem acontecido com frequência ultimamente, pois toda semana sai na mídia uma nova promessa milagrosa de dieta para emagrecer de forma muito rápida, ou um novo alimento milagroso, ou um treino da moda. Muitas pessoas acabam por não dar o tempo necessário para o seu programa começar a dar resultado e simplesmente pensam em mudar, mudar, mudar. Ir de galho em galho e nunca sair do lugar.

Eu sei que é uma coisa difícil de fazer, mas uma vez que você decidir sobre a maneira de comer e se exercitar, mantenha. Se não deu resultado dentro do mesmo mês, não há nenhuma razão para sequer pensar em mudar nada. Se depois de um mês completo as suas medições de gordura corporal não foram alteradas, você pode começar a pensar em fazer pequenas mudanças em sua rotina atual, neste caso converse com seu nutricionista e seu educador físico, se eles conversarem entre si sobre seu caso, será o mundo perfeito! Mas lembre-se: Isto não significa que você irá mudar todo o plano porque o primeiro mês não deu resultado. Isso significa que possivelmente mudando uma ou duas coisas farão com que o progresso aconteça.

6. Meter o pé na jaca no dia do lixo

As refeições livres são uma faca de dois gumes. Até mesmo as refeições do dia do lixo devem ser controladas, lógico! Coma o que quiser, mas tenha em mente o que é uma quantidade razoável! Um mau dia de compulsão alimentar pode derrubar o valor de uma semana de trabalho duro, ou pior, pode fazê-lo voltar ao seu antigo estilo de vida, que não era nada saudável!

7. Focar apenas na aparência

Você vai enfrentar algumas travadas na perda de peso, isto é fato! Conscientize-se disto, para quando chegar aquele mês em que você comeu corretamente, treinou forte, mas não fez nenhum progresso, pelo menos nenhum progresso visível. É difícil pensar em todas as mudanças positivas que estão acontecendo no interior do seu corpo para a sua saúde, pois você não pode ver. No entanto, todo esse trabalho está mudando o seu corpo de dentro para fora, pode ter certeza disto.

Mantenha a positividade, mesmo que o seu peso não mudou nas últimas semanas, você é uma pessoa mais saudável do que você era apenas algumas semanas atrás. É só uma questão de tempo antes que essas mudanças internas comecem a aparecer.

8. Ser radical – tudo ou nada, 8 ou 80

Volto aqui a tratar das metas! Um dos piores erros que as pessoas cometem quando querem tentar emagrecer é definir metas muito altas ou inviáveis por completo. As metas são boas mas elas devem ser realistas. Ter um objetivo é uma maneira de nos mantermos motivados, mas se as metas são muito drásticas como por exemplo: “nunca mais vou comer bolo na vida”, “vou correr todo dia antes de trabalhar”, “vou perder 30kg em 4 meses”, são metas irreais! Quando isto acontece, qualquer passo em falso vai promover sentimentos de fracasso dentro de você, provocando um efeito devastador psicologicamente falando.

Não é muito bom quando traçamos metas realistas e conseguimos alcançá-las? Se houver superação da meta, nossa, incrível! Pense nisso!

9. Não perceber que isto é um estilo de vida e não um projeto com prazo estabelecido

O que muitos de nós não conseguem perceber é que muitas vezes o desafio maior que perder o peso, é mantê-lo! Normalmente as pessoas sabem como perder peso, mas eles não sabem como manter. Se você não pode viver sem uma pizza de vez em quando, ou não pode ir cinco dias por semana na academia, não crie essas regras para si mesmo. Em vez disso, encontre uma maneira de incorporar uma dieta atingível e metas de treino que você possa levar por toda a vida. É justamente isto que um profissional sério na área do fitness ou da nutrição fazem, podem te dar o apoio necessário para que você encontre este equilíbrio. Mais detalhes sobre isto, comentei no artigo Quer perder peso (emagrecer)? Não faça dieta!

10. Confiar em picaretas do fitness

Você sabe quem são os picaretas do fitness??!! Pois bem, os picaretas do fitness andam por todas as áreas profissionais, desde nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos e personal trainers, lojas de suplementos, médicos e médicos do esporte e também blogueiros. Os picaretas do fitness são pessoas de diversas formações que não estão nem aí para você. Pensam apenas no seu próprio LUCRO! Muitas vezes um destes profissionais se mete na alçada de outro profissional e este é um grave indício.

Aprenda a identificar um picareta do fitness com algumas dicas abaixo:

  • Farmacêutico te indicando manipular qualquer coisa com qualquer objetivo;
  • Personal Trainer ou blogueiro te passando a melhor dieta para um determinado objetivo;
  • Médico falando sobre como deve ser seu treino;
  • Lojista indicando a posologia de um determinado suplemento;
  • Nutricionista identificando problemas hormonais em você.

O que acontece é que em muitos, muitos casos, nem estes profissionais sabem realmente até onde vai a alçada de um e começa a do outro. Já presenciei diversas vezes farmácias de manipulação recomendando a aquisição de suplementos que restringem a absorção de gordura, será que eles podem recomendar isto? mais além ainda, será que restringir a absorção de gordura é bom para o emagrecimento? Profissionais qualificados e de confiança são aqueles que procuram entender a individualidade de cada um de nós. E mais, procuram conversar com os outros profissionais que estão te acompanhando, para ter certeza de que nenhuma decisão afetará negativamente na outra área. O emagrecimento é multidisciplinar, nenhum poderá resolver tudo isoladamente. Enfim, isto será matéria para outro artigo!

Conclusão

Em resumo, tenha em mente que metas muito altas podem ter um efeito negativo muito grande no teu processo de emagrecimento. Cerque-se de profissionais de qualidade, fontes de informação confiáveis e força! Muita força e dedicação que com certeza você vai conseguir! abraço!!

Emagrecimento Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...