OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Dores musculares, por que os músculos doem mais no segundo dia após um treino?

Melanie Mafli Dicas de Treino 20 comentários">20 comentários
dor muscular

Sentir dores musculares após um exercício físico é muito comum. Principalmente se usarmos grupo musculares que estão “parados” há um bom tempo. Mas por que isso acontece? E por que no segundo dia a dor é ainda maior?

Este tipo de dor também é chamado de Dor Muscular Tardia. Como o nome já diz ele dói mais dois dias após o exercício físico do que no dia em que você praticou.

Normalmente a dor persiste de dois a três dias após o treino mas pode durar até 10 dias.
Se a dor persistir ou você achar que a dor é intensa demais procure um médico, pois pode ter ocorrido uma lesão.

A dor muscular tardia é o resultado de um tipo específico de movimento muscular ou contração chamado contração muscular excêntrica. Elas ocorrem quando o músculo está se contraindo ao mesmo tempo em que é alongado.

Ela é considerada como sendo o resultado de ruptura microscópica das fibras musculares . A quantidade da dor depende de quão difícil e quanto tempo você se exercita e que tipo de exercício que você faz. Qualquer movimento que você não está acostumado pode levar a dor muscular tardia , mas as contrações musculares excêntricas parecem causar mais dor. Exemplos de contrações musculares excêntricas incluem descer escadas, correr ladeira abaixo, entre outras.

Se está doendo é porque está fazendo efeito!

O que causa dor muscular após o exercício ?

Para construir músculos você precisa sobrecarregá-los durante os treinos, isso obriga os músculos a ficarem mais fortes. Mas essa sobrecarrga de peso afeta o tecido muscular, causando-lhe desconforto. Quando o tecido muscular se reestabelece , resulta em músculos fortes e maiores.

Há três razões básicas para que os músculos fiquem doloridos em resposta ao exercício

  1. Há uma acumulação de ácido nos músculos quando eles são forçados a queimar energia muito rapidamente. A dor muscular é geralmente o resultado de acúmulo de ácido, que logo após é eliminado.
  2. Seus músculos funcionam por contração. Para que os músculos se contraiam, o cálcio deve ser importado para a célula muscular. Quando o músculo relaxa, o cálcio sai da célula . Então, repetidamente, contraindo e relaxando os músculos, que é o que você faz quando você se exercita, entra e sai cálcio dos seus músculos sem parar. Isto produz uma inflamação no tecido muscular e que provoca a inflamação.
  3. Essas entradas e saídas constantes de cálcio nas células musculares ajudam a célula quebrar as proteínas e reconstruí-los para que eles possam substituí-los com ainda mais fibras de proteína, aumentando a massa muscular e a força. Isso dá a forma ao músculo, por isso sentimos dor muscular.

Devo parar de praticar exercício quando estiver com dor muscular?

Você até pode preferir dar um tempo ou descansar o músculo dolorido, porém a verdade é que um pouco de exercício pode até mesmo ajudar a diminuir a intensidade da dor muscular. Por isso não desista!

A não ser que a dor seja muito intensa, como comentado anteriormente, sugiro que você procure o médico. Outra forma de ajudar a diminuir a dor é tomar anti inflamatórios e massagens.

A boa notícia é que a dor vai embora! Porém quando você aumentar a intensidade ou mudar o exercício físico ela voltará.

Qual é o melhor tratamento para dor muscular após o exercício?

  • Água fria ajuda a prevenir a dor muscular por constrição dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue e inflamação na área. Compressa de gelo é indicado para diminuir a dor muscular.
  • Evite o calor pois dilata os vasos sanguíneos e aumenta a circulação para a área, que por sua vez leva a mais inchaço. O calor pode realmente aumentar a dor muscular e rigidez especialmente durante as primeiras 24 horas após a atividade.
  • Tomar um anti-inflamatório pode ajudar a reduzir a inflamação muscular e aliviar a dor, consulte com seu médico qual a melhor opção de anti-inflamatório.
  • Faça alongamentos. Quando você está sentindo alguma dor e rigidez  a última coisa que você quer fazer é movimentos, mas é a primeira coisa que você deve fazer. Vá com calma, aqueça primeiro com uma caminhada de 10-20 minutos.

Conclusão:

A dor muscular faz parte de quem pratica exercícios físicos e ela existe pois está dando resultados. A dor aumenta no segundo dia pois como demora para as células musculares se regenerarem a dor só vai passar quando isso se concluir. Por isso não se preocupem, vai doer mas vai passar! Mas pra falar a verdade essa dor muscular as vezes até é prazerosa, pois para mim é um aviso de que está dando certo e atingirei meus objetivos. E você?

Dicas de Treino Tags: ,

Leia também:

    Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

    • aparicio rosa

      foi otimo esta reportagem

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Obrigada Aparicio!

    • karol

      nossa obg pelas informações, estava muito preocupada…já faz bom tempo que parei de me exercitar, e a dois dias atras resolvi voltar as praticas…mas estou sentindo dores musculares o qual tem me em comodado..muito.
      Mas não pretendo para desejo alcançar a minha rotina de exercício..

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Karol! Isso mesmo, é normal ter dores musculares ao iniciar uma atividade diferente. Não desista!

    • maicon

      nossa valeu mesmo pensei que se meu abdomem doece que era pra parar mas ahora que agora por sua ajuda eu vou conseguir 😀 😀 😀

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Maicon! A dor é o músculo se acostumando com a rotina. Não precisa ter medo. Se a dor persistir aí sim, é bom consultar com um médico. :)

    • Luiz

      Certíssima suas observações. Só que é bom ressaltar que a dor é intensa no começo, com o passar do tempo o corpo se adapta e passa a ter uma resistência maior, com isso as dores vão diminuindo. Então nem sempre a frase “Se está doendo é por que está fazendo efeito” Se encaixa, por que ela passa a ser contraditório com o fato de que “se não doer NÃO está fazendo efeito”. Mas com certeza, se a dor é muscular SEM a presença de lesões está sim tendo um efeito Fisiológico Normal. Como dica, fazer uns minutinhos de aeróbio no pós treino, auxilia na redução de Ácido Lático no organismo, fazendo com que a dor tardia seja menos intensa..
      VALEW… Parabéns pelo POST. 😀

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Olá Luiz, obrigada pelo complemento da informação. Isso é muito relevante sim. E obrigada pelo elogio!
        :)

    • bruno

      Ola .
      Eu começei agora a praticar ciclismo mas eu ai faser ciclismo os musculos da perna saltam me fora.pk sera ? O k devo faser ?

    • Graciano

      O que fazer quando essas dores não passam por completo?
      No meu caso é a dor não se sente quando estou repousando, mas quando começo com exercícios como por exemplo( correr) depois de correr apenas uns 10 minutos a dor volta e acabando parando, essa dor parte da coxa ate ao joelho. Fico sempre um pouco chateado vendo o resto da gente na parque continuando a correr e tenho que parar não por ficar cansado mais sim por causa da dor.

      • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

        Graciano, escute sempre seu corpo. Se isto está acontecendo sempre, procure orientação médica.

        Abraços

      • Tayse Rodrigues

        Bom dia Graciano, isso acontecia sempre comigo quando praticava exercícios físicos, então comecei a tomar magnésio, manipulado mesmo, tomo 450 mg por dia, com muita água, acabou as dores musculares e as câimbras, procure se orientar e pesquisar a respeito, para mim e meu esposo resolveu! Um abraço e ótimo dia!

        • Daniel Darugna

          Exatamente Tayse. Pode ser no caso do graciano a falta de magnésio ou algum outro nutriente. A recomendação é solicitar exames com um médico de confiança.

          Abraços

        • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

          Ola Tayse, obrigada por compartilhar sua dica. Beijos Mel

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Graciano, o que você pode tentar eh melhorar seu alongamento e se dedicar bem a ele antes e depois da corrida para ver se melhora. Para mim sempre ajuda. Outra coisa é o habito, depois que o corpo habitua a dor passa. O importante é não desistir e se doer muito procurar um médico. Beijos Melanie

    • Amanda

      Olá,estou com uma dor no músculo do braço muito grande,mas essa dor só aparece quando faço movimentos com o braço,isso é normal?

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Amanda, a dor muscular apos o exercício é normal. O que não pode é a dor persistir por muitos dias. Observe se a dor não passar, procure um medico!
        beijos Mel

    • Pingback: Comer banana ou não?! Engorda ou melhora performance? • Doce Dieta - Dicas sobre Estilo de vida, dieta e emagrecimento()

    • Leonardo Andrade

      A dor no dia seguinte chega a ser prazerosa mesmo, quando não acontece a dor chega a deixar com raiva afff

      • https://plus.google.com/114981710314033100840/ Melanie Mafli

        Ola Leonardo, eu te entendo, hahah.

    Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...