OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

Como Treinar Com um Monitor de Frequência Cardíaca – Básico 1

Daniel Darugna Dicas de Treino 2 comentários">2 comentários
mulher treinando

Olá!

Se você chegou até aqui e está querendo se inteirar a respeito de como usar um monitor cardíaco, provavelmente já sabe que monitorar sua freqüência cardíaca é muito importante para o condicionamento e fitness.

Você já comprou o seu monitor? Caso queira adquirir um frequencímetro, talvez deva começar por aqui: Como escolher um monitor de Frequência Cardíaca – parte I. Mas vamos com calma que você irá compreender passo a passo da teoria à prática sobre como treinar com um monitor cardíaco.

Um pouco de mim

No meu processo particular de perda de peso, estudei muito sobre dietas, exercícios, fiz vários testes, entrei no ciclo de emagrecer e voltar ao peso algumas vezes durante anos. Demorei algum tempo, mas percebi que qualquer dieta que tem data para acabar não funciona, e que somente uma completa mudança de estilo de vida com ações que fizessem parte naturalmente do meu dia a dia é que se tornariam sustentáveis no longo prazo e o resultado fosse eficaz de verdade.

Escute seu corpo

Uma das grandes coisas que aprendi é a de “escutar” o meu corpo. Escutar quando meu corpo pede descanso, quando precisa se alimentar, dormir, prestar atenção às dores e assim por diante. Descobri que escutar o meu coração é fundamental! Pretendo compartilhar com vocês nesta série de artigos, o que aprendi e o que temos usado em nossos treinos para que os resultados venham da melhor maneira possível, espero que gostem.

O coração é um músculo, exercite-o!

Para vocês que têm uma frequência cardíaca baixa em um estado de repouso, isto é realmente muito bom. Isto porque um coração forte consegue bombear mais sangue para o sistema a cada batimento em comparação com um coração mais fraco. Desta forma o organismo exige menos batidas por minuto. Assim como qualquer outro músculo, e seu coração é um músculo, ele se torna mais forte e eficiente à medida que é exercitado.

Porque nosso coração acelera quando nos exercitamos?

Quando nossos músculos são exercitados de forma aeróbica, os músculos pedem por oxigênio. Quanto mais forte você treinar seus músculos, mais oxigênio eles precisarão. Os pulmões são quem enviam esse oxigênio pela corrente sanguínea até chegar nos músculos. Como resultado, o coração bombeia mais rápido durante um treino, com o objetivo de entregar o oxigênio que seus músculos estão pedindo.

Porque monitorar minha frequência cardíaca durante os treinos?

Medir a frequência cardíaca usando um monitor é uma boa maneira de avaliar a eficácia do seu treino, porque conforme você fortalece seu corpo através de exercícios, você também fortalece seu coração. A medição da taxa de batimentos do seu coração durante o exercício pode ajudar a determinar quando você está forçando demais seu corpo ou te mostrar quando você deve forçar mais para atingir o objetivo que você está procurando.

Como melhorar o condicionamento físico monitorando a frequência cardíaca?

Para entender como condicionar o seu corpo através da análise de sua freqüência cardíaca, é importante entender primeiro os quatro diferentes tipos de freqüência cardíaca, conforme listado abaixo:

Freqüência cardíaca de repouso

Sua freqüência cardíaca de repouso é a taxa que seu coração bate por minuto durante períodos do dia em que você está mais relaxado. Ao acordar por exemplo.

Frequência Cardíaca Máxima

A freqüência cardíaca máxima é a quantidade máxima de batimentos que o coração poderá alcançar. Você vai chegar na sua FCM quando você forçar seu coração ao máximo durante um treino aeróbico.

Frequência Cardíaca de treinamento ou Alvo

A freqüência cardíaca de treinamento é a taxa que você deve manter durante exercícios aeróbicos com o objetivo de melhorar o condicionamento.

Frequência cardíaca de recuperação

É a freqüência cardíaca em um período fixo após o término da atividade, é geralmente medido ao longo de um período de um minuto. Quanto mais reduzir a freqüência cardíaca após o exercício durante o período de referência indica um coração melhor condicionado. Se a taxa não cair muito depois de um minuto de parar o exercício pode significar um maior risco de problemas cardíacos. Procure sempre um médico especializado para te orientar.

Bom, agora que entendemos melhor algumas questões básicas a respeito deste nosso músculo importantíssimo, nos próximos posts desta série falaremos a respeito de como obter a Frequência Cardíaca de Repouso e Máxima. Falaremos das faixas de treinamento e quais benefícios elas podem trazer, bem como um resumo no final de tudo.

Caso você esteja procurando ou pensando em comprar um monitor de frequência cardíaca, acesse nossa série de posts:

Se você é novo no blog Doce Dieta, recomendo fortemente que leia nossa série de 10 posts sobre como emagrecer de forma saudável e sem efeito sanfona, mas com uma prazerosa alteração de estilo de vida.

Todos os artigos que escrevemos aqui, baseiam-se no que eu e a Mel temos colocado em prática na nossa mudança para um estilo de vida saudável.

Abraços.

Dicas de Treino Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Rafael

    Oi Daniel estou acompanhando o seu blog e gostaria de saber se é possível cadastrá-lo no blogloving… Fica mais fácil de acompanhar e de ler… Obrigado e parabéns pelo blog… MUITO BOM!!!

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Olá Rafael, tudo bem? Que ótimo que você está acompanhando e curtindo nosso blog. Aproveite e nos acompanhe também nas redes sociais, onde temos conteúdos exclusivos.
      http://www.facebook.com/blogdocedieta
      http://www.google.com/+docedieta

      Quanto ao Blogvin acredito já ser possível cadastrá-lo lá sim. Se tiver alguma dificuldade me mantenha informado.

      Abraços

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...