OFERTA DO DIA

Sistema de Queima Q48 – 1 ano de resultados em 8 semanas – 12x sem juros

Aproveitar

7 respostas rápidas para novatos em monitores cardíacos

Daniel Darugna Dicas de Treino 3 comentários">3 comentários
corredor com imagem de pulsação

Muitas pessoas, quando tomam gosto pelo exercício físico, seja corrida, bike, natação, escalada, etc.. percebem que necessitam de uma ajudinha a mais para melhorar seu condicionamento. A resposta para esta ajudinha pode ser um monitor de frequência cardíaca.

Confira as 7 respostas para as perguntas mais comuns quando estamos entrando neste mundo de escutar nosso coração.

Como é que o ritmo cardíaco se relaciona com exercícios físicos?

O sangue carrega oxigênio para os músculos, que necessitam de oxigênio para trabalhar. Um coração batendo de forma eficiente fornece oxigênio para o sangue de forma mais eficaz.Como resultado, o consumo de oxigênio está intimamente relacionado à freqüência cardíaca, particularmente quando o exercício aumenta de intensidade.

Por que eu tenho um ritmo cardíaco máximo diferente para cada tipo de esporte?

Isso é porque você usa grupos musculares diferentes com períodos de tempo e intensidades diversas. Sua freqüência cardíaca máxima será geralmente maior quando se emprega mais músculos por períodos mais curtos com mais força. Um velocista pode ter uma maior freqüência cardíaca após uma corrida de 400 metros, por exemplo, do que um corredor de longa distância depois de uma corrida de 2 quilômetros.

Como é que um monitor de freqüência cardíaca funciona?

Uma cinta peitoral sem fio ou um sensor de dedo detecta o pulso eletrônico e envia os dados para um receptor, que pode ser um relógio ou um smartphone, que por fim exibe o seu ritmo cardíaco.

Qual é melhor: usando uma cinta ou o sensor de dedo?

Isso depende. Se você quiser informação contínua sobre a sua frequência cardíaca, use um modelo com cinta peitoral. Se você não se importa em parar para fazer uma leitura com o dedo no botão, um modelo de sensor de dedo pode ser suficiente.

Como funciona um pedômetro?

Um sensor de pé é um meio alternativo de cálculo da velocidade e da distância. Ele usa um acelerômetro para calcular o comprimento de cada passo, tendo em conta as variações devido à fadiga do terreno, etc . Um monitor de frequência cardíaca com um sensor de pé calibrado corretamente pode fornecer medições de distância com precisão semelhante aos receptores de GPS, e ainda melhor em locais onde a recepção GPS é pobre, como trilhas ou locais fechados.

Será que um pedômetro funciona com qualquer monitor de freqüência cardíaca?

Uma determinada marca de sensor de pé geralmente funciona apenas com a mesma marca de monitor de freqüência cardíaca.

Cintas Peitorais que transmitem informações para Smartphone valem a pena?

Isto dependerá mais do seu perfil como atleta do que da tecnologia em si. Você já está acostumado a levar seu smartphone para seus treinos? Smartphones geralmente não são resistentes à água, você possui um plano B para os dias de treino na chuva? Os monitores com relógio geralmente são resistentes à água. Você já utiliza algum aplicativo para acompanhar seus treinos? Em caso positivo, entre no site do desenvolvedor e confira os monitores cardíacos compatíveis, e nunca se esqueça, se você trocar de plataforma de celular, por exemplo, hoje utiliza android mas amanhã utilizará Iphone, provavelmente terá que trocar a cinta-peitoral também.

Você quer comprar um monitor de frequência cardíaca mas não sabe por onde começar?

Não se preocupe, é muito mais simples do que parece. Fizemos uma série de 4 artigos para você se informar a fundo sobre como escolher o seu equipamento de treino.

E você? Já comprou seu monitor? Qual modelo escolheu? Compartilhe conosco!

Dicas de Treino Tags: , , , , , , , , , , ,

Quer emagrecer? Deixe seus dados e receba periodicamente nossas dicas de dieta e estilo de vida saudável!

Daniel Darugna

Formado em Administração, certificado Project Manager Professional pelo PMI. Faixa marrom de Jiu-Jitsu. Alquimista na cozinha. Pesquisador na área da Saúde e Fitness e evangelista de um estilo de vida saudável. 

Artigos Recentes:

  • Beto

    Mto bakana…estava mesmo querendo compra um monitor cardiaco..optei pelo Relógio Garmin Forerunner 910xt C/ Gps…me ajudou…..valeuuuu

    • https://plus.google.com/109426799401384843031 Daniel Darugna

      Valeu Beto. Que bom que conseguimos te ajudar. Este modelo que você comprou é muito bacana. Parabéns pela aquisição e continue nos acompanhando que em breve teremos uma série de como utilizar de forma otimizada o seu monitor cardíaco. Abraços!

  • José Alexandre Moreira Barbosa

    bom artigo. eu tinha um beurer sem cinta, porem deu problema e não ha assitencia tecnica. hj tenho um oregon com cinta mas preferia o sem. a cint me incomoda e caua desconforto e não me acostumei

Receba em seu e-mail dicas sobre emagrecimento e estilo de vida saudável...